Santa Catarina é destaque no Brasil no que se refere a Inovação: é o estado com maior proporção de startups no Brasil, uma para cada 40.000 habitantes, percentual significantemente superior ao dos demais estados brasileiros, sendo que Florianópolis, Joinville e Blumenau constam entre as dez principais cidades de concentração desse modelo de negócios e figuram entre as 15 cidades mais inovadoras do país.
Os resultados apresentados são reflexo do ecossistema inovador do Estado, que concentra empreendedores criativos, universidades qualificadas, boas escolas, parques tecnológicos, fundos de investimento, órgãos de fomento e políticas públicas pensadas para o desenvolvimento de negócios inovadores.
PROJETOS CATARINENSES DE INCENTIVO À INOVAÇÃO
PACTO PELA INOVAÇÃO
O Pacto pela Inovação é um movimento iniciado por diversas entidades que promovem ou apoiam ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo e educação no estado e que querem fazer de Santa Catarina o estado do conhecimento e da inovação. A estratégia central do movimento é unir forças e direcionar recursos (financeiros e não-financeiros) para desenvolver o ecossistema catarinense de inovação.
A ideia que originou o Pacto foi o entendimento de que haviam diversas entidades desenvolvendo políticas ou serviços para a inovação, mas pouca conexão entre as entidades e pouca convergência entre as ações. Para sanar tal dificuldade, e alinhar os projetos em prol de um ecossistema inovador, o Pacto pela Inovação propõe a união do Governo, universidades, instituições de apoio, empresas e canais de comunicação. Atualmente são mais de 30 instituições Pactuadas.
SINAPSE DA INOVAÇÃO
O Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso.
O Programa idealizado em 2008, já realizou seis edições em Santa Catarina, promovidas pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catatina (FAPESC), em parceria com o SEBRAE/SC. As adições somam mais de 6 mil projetos enviados e cerca de 400 empresas formadas.
Em 2017 também ocorreu a primeira feira de negócios do Sinapse da Inovação, em que os empreendedores levavam suas soluções e as apresentavam para outros empresários, investidores e mentores de startups.
REDE CATARINENSE DE CENTROS DE INOVAÇÃO
O governo de Santa Catarina por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) está implementado 13 Centros de Inovação pelo Estado, que devem atuar como ponto de conexão entre instituições de ensino, setor produtivo e poder público, em um ambiente que visa materializar o conhecimento das regiões em soluções inovadores.
Os Centros estão posicionados estrategicamente para atender todas as regiões do Estado de Santa Catarina.
Além das obras físicas o Governo do Estado de Santa Catarina planejou também um guia conceitual, o Guia de Implantação de Ecossistemas e Centros de Inovação de Santa Catarina. Esse material, dividido em duas edições, tem como objetivo orientar todas as partes relacionadas, para transformar as estruturas em verdadeiros hubs de desenvolvimento.
Acesse o material aqui: