LIGUE AGORA

fone +55 48 3239-1458

e-mail ENVIE UM E-MAIL
x

ATENDIMENTO
PERSONALIZADO
INVESTE SC

CADASTRE-SE

e receba nosso contato.

Home > Setores > Energia
Energia

Setor estratégico, é considerado um mais promissores do estado, por sua importância para todas cadeias produtivas. As demandas contemporâneas por sistemas sustentáveis e diversificação de matrizes têm resultado em grandes investimentos e incentivos, impulsionando a qualidade no fornecimento, bem como a geração de renda, lucros e novas vagas de trabalho.

Em Santa Catarina, 243 empreendimentos dedicam-se à geração de energia elétrica, incluindo a maior geradora privada do País, sediada em Florianópolis, companhias estatais e dezenas de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que geram 7.208.356 kW, para abastecer mais de dois milhões de consumidores residenciais e 61,3 mil empresas. 

POTENCIAIS E DIFERENCIAIS DE SANTA CATARINA:

Recursos hídricos abundantes • forte ocorrência de xisto betuminoso • carvão mineral • ventos em diversas regiões • incidência solar

59 USINAS TERMELÉTRICAS (UTE)

O estado tem alta incidência de xisto betuminoso e carvão mineral, o que garante o abastecimento das suas 59 UTEs.

TERMELÉTRICA JORGE LACERDA: O MAIOR COMPLEXO A CARVÃO DA AMÉRICA LATINA, COM POTÊNCIA TOTAL SUPERIOR A 857 MW.

OPORTUNIDADE: ENERGIA EÓLICA
SANTA CATARINA CONTA COM 13 PARQUES EÓLICOS, COM CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE 236.400 KW

OPORTUNIDADES: GÁS NATURAL E PRÉ-SAL

A exploração, produção, refino e comercialização do petróleo e derivados, incluindo gás natural e a ainda inexplorada faixa de pré-sal encontrada no litoral catarinense são foco de grandes investimentos em energia no estado.
Será instalada plataforma tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading) da Petrobras, maior petroleira do País, em Itajaí, para a extração, armazenamento e escoamento de óleo e gás. Diversas empresas estão se instalando na região, incluindo fabricantes de torres para plataformas e embarcações off-shore.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

O incentivo à pesquisa tem posicionado as universidades de Santa Catarina entre as mais avançadas na busca de soluções como painéis fotovoltaicos. Com o aporte tecnológico origina no meio acadêmico e científico, a indústria catarinense de fabricação de máquinas e aparelhos elétricos se destaca pela alta produtividade no segmento, com índice de 23% acima da média nacional.

Santa Catarina potencial energético

Legenda: map1 Capital

Grandes companhias recomendam: Invista em Santa Catarina - Brasil

As novas companhias instaladas em Santa Catarina

  • BERNECK

    A Berneck é uma empresa com mais de meio século de história. É referência nacional em painéis MDP, MDF, HDF e Madeira Serrada de Pinus e Teca. A Berneck já atua em Santa Catarina desde 2012 e irá instalar um nova fábrica. "Eu, Gilson Berneck, presidente do Grupo Berneck, recomendo: Venha, invista em Santa Catarina."

  • LS MTRON

    Atua na fabricação de tratores e está há 2 anos em solo brasileiro. É um exemplo do potencial do Estado para atrair novos empreendimentos. A empresa é parte do grupo LS - o 13º maior grupo empresarial da Coréia do Sul com vendas anuais acima de 30 bilhões de dólares e com mais de 21 mil funcionários em todo o mundo.

    "Eu, James Yoo, presidente da LS Mtron Brasil, recomendo: Invista em Santa Catarina."
  • BMW_InvesteSC

    BMW

    Exemplo de sucesso na atração de investimentos. Empresa do setor automotivo, conhecida mundialmente, opta por Santa Catarina para instalar sua primeira fábrica no Brasil.