LIGUE AGORA

fone +55 48 3231-4678

e-mail ENVIE UM E-MAIL
x

ATENDIMENTO
PERSONALIZADO
INVESTE SC

CADASTRE-SE

e receba nosso contato.

Home > Por que Santa Catarina > Economia diversificada
Economia diversificada

Portugueses, alemães, italianos, poloneses, australianos, japoneses, africanos, indígenas, entre outras nacionalidades. Todas essas etnias formam a população de Santa Catarina. Os rostos revelam essas diferenças, que combinam sangue e cultura, modelando novas etnias sem apagar as origens. Essa multiplicidade se reflete não só em aspectos sociais, mas também econômicos. Dos pequenos empreendedores às grandes empresas, predomina a diversidade produtiva e o enraizamento de uma economia forte e singular.

O Estado se divide em seis mesorregiões, que contam com características próprias e desenvolvem-se a partir de bases distintas.

Diversidade SC

A diversidade produtiva e a dispersão geográfica das atividades econômicas têm garantido a Santa Catarina uma grande resiliência, de modo que, mesmo em períodos de crise, os impactos econômicos são reduzidos.

SANTA CATARINA POR SETOR

AGROPECUÁRIA
6%

Participação nacional
4,8%

COMÉRCIO/SERVIÇOS
65,3%

Participação nacional
3,7%

INDÚSTRIA
28,7%

Participação nacional
5,2%

FONTE: IBGE 2015

PRODUÇÃO AGRÍCOLA | PRODUÇÃO ANIMAL | AGRONEGÓCIO

A indústria agroalimentar catarinense reflete a produtividade rural do estado. A principal característica do meio rural catarinenses são as pequenas propriedades, de altíssima produtividade. É líder na produção de carne suína, pescados, ostras, mexilhões, maçã e cebola, e acumula a segunda posição na produção de aves, arroz, fumo e pera. E somos o terceiro maior Estado em produção de alho.

Em 2016, SC concentrou 97,9% da produção brasileira de ostras, mariscos e mexilhões.

Produção Agrícola: maior produtor nacional de maçã e cebola e o segundo de arroz e fumo. Na produção de alho, ocupamos o terceiro lugar.

Produção Animal: maior produtor nacional de carne suína e de pescados e o segundo em abate de frangos do país.

Existem cerca 190 mil propriedades rurais no estado, a maioria de pequeno porte, produzindo em parceria com empresas inseridas na cadeia global da agroindústria.

IBGE, 2017

COMÉRCIO | SERVIÇOS

A participação do setor de comércio e serviços no PIB catarinense em 2013, de 41,36% é um forte sinalizador do potencial do mercado doméstico. O consumo de bens e serviços reflete os índices de desenvolvimento social no estado, por exemplo: a segunda maior geração de empregos do país em comércio e serviços (6.130 novas vagas só em Agosto de 2017); o segundo maior percentual de empregados com carteira assinada no país, o menor nível de desemprego do País; e o melhor Índice de Bem-estar Econômico (IBEE – USP). O Índice de Desenvolvimento Humano – IDHM do estado (0,816) – terceiro melhor do País, também é um demonstrativo do poder de compra dos catarinenses.

Números do comércio catarinense:
EMPRESAS E TRABALHADORES

Número de estabelecimentos: 79.857 unidades
Emprego: 437.393 pessoas

SC EM DADOS 2017

Números do setor de serviços catarinense:
EMPRESAS E TRABALHADORES

Número de estabelecimentos: 85.191 unidades
Emprego: 952.143 pessoas

SC EM DADOS 2017

Florianópolis é a capital de estado brasileira com o maior percentual de população na classe A: 27,7% das famílias têm renda mensal superior a 10 salários mínimos.

Fonte: Business Santa Catarina/Brasil | FIESC

MERCADO POTENCIAL: CONSUMO DE TECNOLOGIA

  • Em Santa Catarina, 56,4% dos lares têm acesso à internet, índice superior à média brasileira.
  • Das residencias, 82,1% utilizam banda larga no estado.
  • Florianópolis é a capital de estado brasileira com maior número de moradores com computador em casa.
  • Balneário Camboriú e São José estão entre as 15 cidades com mais computadores e acesso à internet.
Fonte: Mapa da Inclusão Digital, 2012, FGV e IBGE 2016

INDÚSTRIA

Ao longo dos anos, a vocação catarinense para o desenvolvimento industrial se consolida e avança, por meio de investimentos privados e da constância de políticas públicas de incentivo.

O resultado é um ambiente favorável aos empreendimentos e inúmeras oportunidades aos empreendimentos, com a formação de polos líderes em setores tão diversos, como alimentos e bens de capital. São setores plenamente conectados aos mercados mundiais, os quais representam o potencial da indústria catarinense para crescer ainda mais e criar novas oportunidades.

Uma das principais características da produção industrial catarinenses é a concentração de polos em todas as regiões, com equilíbrio e desenvolvimento de vocações locais. Assim, para cada setor industrial, há cadeias produtivas completas, com presença de clusters, com diversidade de fornecedores e potencialidades para formação de joint ventures.

Números da indústria catarinense:
EMPRESAS E TRABALHADORES

Número de estabelecimentos: 50.805 unidades
Emprego: 734.630 pessoas

SC EM DADOS 2017

POTENCIAL DE CRESCIMENTO IMPULSIONA INVESTIMENTOS

Em 2016, a indústria catarinense investiu R$ 7,6 bilhões aplicados em novos projetos e na continuação daqueles que já estavam sendo executados.

SC EM DADOS 2017

EMPREGOS

14.253

ESTABELECIMENTOS

412

Grandes companhias recomendam: Invista em Santa Catarina - Brasil

As novas companhias instaladas em Santa Catarina

  • BERNECK

    A Berneck é uma empresa com mais de meio século de história. É referência nacional em painéis MDP, MDF, HDF e Madeira Serrada de Pinus e Teca. A Berneck já atua em Santa Catarina desde 2012 e irá instalar um nova fábrica.

    "Eu, Gilson Berneck, presidente do Grupo Berneck, recomendo: Venha, invista em Santa Catarina."

  • LS MTRON

    Atua na fabricação de tratores e está há 2 anos em solo brasileiro. É um exemplo do potencial do Estado para atrair novos empreendimentos. A empresa é parte do grupo LS - o 13º maior grupo empresarial da Coréia do Sul com vendas anuais acima de 30 bilhões de dólares e com mais de 21 mil funcionários em todo o mundo.

    "Eu, James Yoo, presidente da LS Mtron Brasil, recomendo: Invista em Santa Catarina."
  • BMW capa

    BMW

    Exemplo de sucesso na atração de investimentos. Empresa do setor automotivo, conhecida mundialmente, opta por Santa Catarina para instalar sua primeira fábrica no Brasil.